COOTRAU - COOPERATIVA DE TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE URANDI –BAHIA

Quinta, 15 de Junho de 2017

Sec. Municipal de Meio Ambiente

Missão – Resgatar vidas através da inclusão social proporcionando oportunidades de trabalho digno para pessoas carentes, desenvolvendo a solidariedade, a cooperação e o compartilhamento.

Visão – Ser referência no Sudoeste baiano em serviços ambientais urbanos de destinação correta de resíduos sólidos, bem como ser exemplo institucional na reintegração  de pessoas historicamente discriminadas.

Criada por um grupo de catadores de materiais recicláveis, varredores e pessoas interessadas em janeiro de 2015, a Cooperativa de Reciclagem de trabalho dos catadores de materiais recicláveis de Urandi –Bahia, unidos pelo Meio Ambiente é um exemplo de fé, perseverança e luta de um povo simples e cheio de força de vontade. Inicialmente, o objetivo do grupo era a sobrevivência econômica. Atualmente, além da geração de trabalho e renda, há na cooperativa a conscientização mútua sobre a importância da preservação ambiental e da inclusão social como um todo.

A COOTRAU passou a beneficiar seus materiais num galpão no Bairro DC 5, onde hoje funciona seu centro de Triagem. Hoje, a cooperativa processa cerca de 13 A 15 toneladas de materiais recicláveis por mês (papel, metal, plástico e vidro).

Hoje, a COOTRAU conta com um grupo de 62 catadores, divididos entre trabalho interno e externo nas zonas Urbana e Rural.

Com o valor obtido pela venda dos materiais recicláveis são pagas aos catadores, proporcionalmente à participação de cada um deles.

A cooperativa faz coleta de materiais de segunda à sexta-feira, em residências, empresas e órgãos públicos, cadastrados na Coleta Seletiva, a qual é realizada em vários bairros da cidade.

A COOTRAU além de realizar um trabalho para atender o contrato com a prefeitura para a realização de limpeza, varrição, capina, poda entre outras atividades junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Obras, transportes e infraestrutura dissemina também os valores da solidariedade através do sistema cooperativo. Agregado ainda valores com: ambiental, social e econômico para as famílias envolvidas na COTRAU.

ATIVIDADES

Limpeza do Cemitério da AV. Embassay