ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DE ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Segunda, 31 de Julho de 2017

A Secretaria Municipal de Educação aplicou no início do ano letivo de 2017, em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, do 1º ao 5º ano,  uma avaliação diagnóstica para verificação dos níveis de aprendizagem dos alunos, a Secretaria deixou claro, desde a apresentação da proposta da avaliação, que a mesma seria instrumento de sondagem, para direcionamento e ou redirecionamento da proposta de planejamento pedagógico na Rede de Ensino.

A avaliação foi elaborada pela equipe de coordenadores pedagógicos, coordenadores do Programa PACTO e apoio da Secretaria de Educação, contemplando os direitos de aprendizagem e descritores das avaliações externas em cada ano de escolaridade, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Com efetivo acompanhamento na aplicação da mesma em todas as unidades de ensino.

Na última semana a secretária de educação, a Sra Gildilene Pedro R. Botelho e equipe da SECEL começaram a expor e discutir os resultados da avaliação. Tendo sido apresentado aos diretores das escolas, Conselho de Educação e coordenadores pedagógicos. “A avaliação traz um ‘raio-x’ da aprendizagem de cada turma, baseada em cada descritor, assim sabemos exatamente onde está a defasagem”, afirmou a secretária de educação.

A partir do resultado da tabulação dos dados, a equipe de coordenadores pedagógicos e a secretaria de educação desenvolveram um Projeto de Intervenção Pedagógico – PIP -, onde trabalha-se os descritores que apresentaram baixo rendimento, destacando que é um trabalho contínuo para se  alcançar resultados satisfatórios

No final do ano letivo será aplicada uma nova avaliação, contemplando os descritores do ano escolar em curso,  para verificar se as dificuldades detectadas foram sanadas ou minimizadas.

Município de Urandi