CAPACITAÇÃO DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS

Terça, 01 de Agosto de 2017

Capacitação de Manipuladores de Alimentos

A Secretaria Municipal de Educação, através de sua equipe de nutricionistas, realizou a 2ª Capacitação de Manipuladores de Alimentos. Apesar de se tratarem de profissionais ligadas à educação, importantíssimas em seu trabalho de nutrição do alunado, as merendeiras, algumas vezes,  passar despercebidas no quadro funcional de uma escola. Omissão que não se justifica, levando-se em conta o trabalho essencial a que se dedicam, não só como colaboradoras para a melhoria da aprendizagem do aluno, mas também como agentes condutoras das técnicas adequadas para o preparo da merenda e das informações sobre os bons hábitos alimentares.

Durante a capacitação, foram abordados assuntos sobre planejamento de cardápios e informações sobre a rotina de trabalho na cantina, além de manuseio de alimentos, perigos físicos, químicos e biológicos, práticas de higiene e também aspectos  motivacionais da profissão.  Foi entregue um Manual de Boas Práticas, bolsas personalizadas com kits de EPIs e lembrancinhas. No final da capacitação foram homenageadas três merendeiras, que se destacaram no ano de 2016, pela higienização, organização, preparo dos alimentos e iniciativa. Além disso, foi realizado o sorteio de uma cesta de alimentos, como uma forma de reconhecimento às merendeiras pelos serviços prestados às escolas.