Município de Urandi realiza 1º Fórum Selo Unicef - Edição 2017-2020

Domingo, 26 de Agosto de 2018

Sec. Municipal de Assistência Social

Os Fóruns Comunitários são encontros entre pais, mães, irmãos e irmãs, avós e avôs, famílias, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, gestores municipais, empresas, adolescentes e todos e todas que podem de alguma forma contribuir e influenciar que os direitos dos meninos e das meninas sejam respeitados e garantidos.

 

O 1º Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes. Com um resultado prático: um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, que deve ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF. E os resultados deste Plano de Ação são apresentados à comunidade em 2020, durante o 2º Fórum Comunitário, quando novamente a participação dos cidadãos e cidadãs do município é fundamental para o garantir que as políticas públicas pelas crianças e adolescentes funcionem, e que permaneçam após o fim deste ciclo do Selo UNICEF.

Fonte: http://selounicef.org.br/guia-de-foruns, acessado em 26/08/2016 às 9:50h.

 

 

COMO FOI O 1º FÓRUM SELO UNICEF EM URANDI

DATA: 25/08/2018

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL INFANTIL LÁPIS DE COR

PARTICIPANTES: APROXIMADO A 150 PESSOAS ENTRE CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS.

 

INÍCIO:8 horas com credenciamento, café da manhã, apresentação da fanfarra do cras, alunos da Escola Olegário Guimarães e adolescentes do NUCA.

 

Abertura às 9h com a facilitadora Psicopedagoga Paula Katerine Cardoso Costa, que realizou um momento de sensibilização e mobilização dos presentes para a efetiva participação, e iniciou a composição da mesa e disponibilizou a fala aos membros da mesma.

 

O Prefeito Dorival Barbosa do Carmo falou da importância do selo Unicef para o Município e que se sente feliz em ter conquistado o Selo Unicef na edição 2013-2016, e que agora o desafio é maior para conquistá-lo novamente, mas que ele confia na sua equipe de trabalho, parabenizou Fernando pela articulação e pela sintonia dos secretários, e que certamente estaremos novamente entre os classificados, salientou que na Bahia apenas 27 municípios foram premiados, Urandi está no meio deles, e no que for necessário será feito em benefício dos meninos e meninas de Urandi.

 

Dra. Veralucia do Carmo, 1ª Dama, médica pediatra falou da importância de se trabalhar de forma articulada e com dedicação e zelo pelas políticas públicas do município. Parabenizou a comunidade de Urandi por ter tantos segmentos representados neste fórum, e que na verdade quem traz as demandas e soluções para a gestão são as pessoas nestes momentos de participação socal.

 

 

A Secretária de Educação Gildilene Botelho falou do trabalho em parceria entre as secretarias de educação, saúde e assistência social e que agora com o novo desafio do selo unicef de 2017-2020, vamos nos unir mais ainda em prol das melhorias dos indicadores do município.

 

Coordenadora de Saúde Básica, Rosilda Oliveira falou sobre da alegria em estar nesta missão junto com as demais secretarias e da importãncia de se garantir a qualidade nos serviços de saúde à população juvenil.

 

O Jovem GUH do NUCA falou da importância da união dos jovens do NUCA e que ver em todos a alegria de participar para contribuir com as políticas públicas do Município.

 

O Secretário de Saúde Pericles Tiago parabenizou toda a equipe de trabalho pelo belo encontro e desejou um bom trabalho a todos.

 

A Secretária de Assistência Social Rosimeire falou que participar do selo unicef não é só ganhar um prêmio, mas com a capacitação que o Unicef nos oferece, transformemos em ações concretas nas políticas públicas em favor dos meninos e meninas, que consequentemente, vai melhorar a qualidade de vida de todas as famílias Urandienses. Finalmente, afirmou que nos últimos seis anos o Município cresceu e a participação social foi relevante nesse processo.

 

Finalizando a Presidente do CMDCA Aparecida Porto falou sobre das finalidade do fórum Selo Unicef, da sua importãncia e relevância para a população em geral, e que esse momento é especial por ter toda a sociedade de Urandi aqui representada para debater sobre os gargalos da gestão pública e propor estratégias para o rompimento delas, e por fim declarou aberto 1º fórum comunitário Selo Unicef de Urandi, Edição 2017-2020.

 

Desfeita a Mesa às 9:40h a cerimonialista facilitadora Paula Katarine passa a palavra ao articulador Fernando Filho, que apresentou o diagnóstico do município e debateu a Linha de Base com os participantes:

 

Fernando Filho apresentou ao fórum o diagnóstico da situação real de Urandi nas área de saúde, educação e assistência social, com índices e indicadores oficiais coletados no site portal ODS que traz dados do IBGE, IPEA, PNAD, MS e etc. Esse momento foi bem avaliado pelos participantes, pela oportunidade de conhecer dados do Município, ainda desconhecidos, e que foram importantes para ter noção de como as políticas públicas funcionam no Município.(No portal www.urandi.ba.gov.br tem a síntese desse diagnóstico apresentado).

 

Em seguida o articulador fez a análise do Relatório da Linha de base do Unicef com dados de 2015 e 2016, que foi entregue pelo Unicef na 2ª Capacitação na Cidade de Vitória da Conquista no mês de maio deste ano. O Relatório Linha de base foi entregue em cópia colorida aos participantes nas respectivas pastas duante o credenciamento, em seguida, Fernando explanou sobre a situação do município, a comparação com o grupo, e o porque do vermelho e o verde, ato contínuo foi discutido indicador por indicador de forma dinâmica até esgotadas as dúvidas.

 

Finalizando Fernando Filho explicou a metodologia dos Grupos de Trabalho, e avisou aos participantes que no cartão vermelho de cada um deles continha um número de 1 a 11, e que o referido será o Eixo do participante.

 

Às 10:40h iniciou os trabalhos de grupos, e que durou até as 11h.

 

Das 11:00h às 11:30 inciou o mercado de idéias com o rodízio de grupos;

 

Às 11:40h iniciou a apresentação e compartilamento das construções de idéias, que foi um momento muito rico do nosso fórum com muito debate e contribuições no decorrer das aparesentações. Encerrado as contribuições às 14h.

 

Às 14h Fernando fez um momento de avaliação do Fórum com a dinâmica dos cartões, o qual direcionou perguntas e a assembléia respondia sinalizando verde para bom ou vermelho para ruim, em seguida, pediu as críticas e sugestões para os próximos encontros. Finalizou com os agradecimentos e a Presidente do CMDCA declarou encerrado o 1º Fórum Selo Unicef de Urandi, Edição 2017-2020.

 

Às 14:15h - momento de confraternização, almoço e despedida.

 

Às 15:30 a comissão reuniu para sistematizar o Plano de Ação.

 

 

Fernando Filho, A Presidente do CMDCA Aparecida Porto, o Prefeito Dorival e a 1ª Dama Dra. Veralúcia ficaram satisfeitos os resultados do fórum, avaliando em sitonia com os demais participantes como Positivo. Especialmente, em ver as pessoas com a mesma disposição em debater até as 14h.


Fernando Filho


Últimas Notícias