Prefeitura de Urandi distribuí cestas básicas para famílias em estado de vulnerabilidade em decorrência da Pandemia.
06/05/2021

Preocupada com a situação de vulnerabilidade de famílias do município em decorrência da Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a gestão municipal fez aquisição e realizou a atribuição de cestas básicas que irão ajudar na sobrevivência de muitas pessoas carentes. A ação do poder executivo municipal, acontece por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), onde o Conselho Municipal de Assistência Social tem acompanhado todo o processo de compra e distribuição das cestas, bem como, a qualidade dos alimentos  e entregues pelos fornecedores, pois o objetivo além de ajudar essas famílias, é desenvolver a ação com o máximo de transferência possível, evitando assim transtornos para o poder executivo municipal.

A distribuição das cestas acontece por meio de um rigoroso processo de análise feito pela Assistências Social, para que a doação seja necessariamente as famílias que de fato estejam em estado crítico economicamente enquadrando assim, nos parâmetros do que reza o programa, e além desse processo de seleção, uma fiscalização continuará sendo feita para que essas famílias continuem recebendo o benefício dentro do período de ação do programado. A distribuição acontecerá por etapas, e nesta primeira etapa, serão distribuídas 500 cestas básicas de um total de 2.500 cestas para um período de 03 meses.

Desde janeiro, a gestão já vem fazendo à distribuição dessas cestas à todas as famílias credenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mas a partir agora, será ampliada essa distribuição. Atualmente, aproximadamente 750 famílias são cadastradas no CRAS do município, e as mesmas já solicitaram cestas básicas por não terem condições de se alimentarem por conta própria. E essa realidade, foi um dos pontos principais que levou a gestão pública a pensar em formas para contribuir na sobrevivência dessas famílias. E assim, serão investidos cerca de R$ 100 mil reais da assistência social, e cerca mais R$ 180 mil reais de recursos próprios do município totalizando R$ 280 mil reais para aquisição de cestas básicas para as famílias carentes, mas o governo acredita que esse valor deve ultrapassar o teto dos R$ 280 mil.

Prefeitura Municipal de Urandi, governando para todos!