Setembro Amarelo: Prefeitura realiza palestra .
22/09/2022

A prefeitura de Urandi, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça (20), no Posto Satélite, povoado de Salinas, uma palestra educativa sobre o setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio.

A ação foi realizada pela equipe do PSF Dr. Antônio Alberto. Na ocasião, foi tratado sobre os possíveis sinais que se deve estar atento no dia-a-dia tanto psicológico quanto fisiológico, e qual a forma de buscar ajuda seja para si mesmo ou para alguém próximo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema.

‘’setembro Amarelo’’ é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A campanha Setembro Amarelo, criada em 2015 (Brasil) pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto.