Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica realiza diversas atividades de combate ao Aedes aegpyte.

Sexta, 03 de Maio de 2019

O municipio de Urandi notificou em meadosdo mês de Março, o primeiro caso de suspeita de Dengue, logo apos foi informado ao controle de endemias que iniciou o bloqueio local.

Os casos notificados foram colhidos  materias biologicos e encaminhado ao laboratório LACEN-BA.

Nesse período foram realizadas diversas atividades de combate ao mosquito Aedes Aegpyte tais como: Palestras em escolas, atividade de educação continuada em salas de espera nas unidades de saúde da família, caminhada e mutirão de limpeza na cidade e nos povoados,Intetgracão entre as secretarias da administração municipal tomando as medidas necessárias para o desenvolvimento de ações  de controle ao mosquito transmisso,Integração e parceria com o núcleo regional de saúde nas tomadas de decisões e apoio total nas estratégias de combate ao mosquito Aedes,Apoio do estado na realização do UBV Pesado.

Algumas mídias da região tem veiculado informações desencontradas, como mortes por dengue hemorrágica na cidade, porém a secretaria desconhece tais casos e trabalha na investigação das mesmas. Informamos que até dia 15 de maio foram notificados 204 casos de dengue e 20 de Zika no município, porém esse número deve ser maior, pois muitas pessoas não procuraram os serviços de saúde e essa notificação fica perdida.