URANDI PARTICIPA DA CAPACITAÇÃO AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL EM SALVADOR-BA

Terça, 04 de Junho de 2019

Sec. Municipal de Saúde

No período de 03 a 06 de junho de 2019 – na Faculdade de Medicina da Ufba – Terreiro de Jesus está sendo realizada uma Oficina de Formação de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – EAAB – Organizada pela SESAB / Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) por meio das áreas Técnicas de Saúde da Criança e de Alimentação e Nutrição, com o apoio do Ministério da Saúde, UNICEF e Rede IBFAN.


Com o objetivo de qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos de idade e aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde da atenção básica como atividade de rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Os 40 participantes desta oficina são dos municípios que estão concorrendo ao SELO UNICEF - uma iniciativa voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Desta forma esta turma é composta por profissionais de saúde que trabalham na atenção básica das Secretarias Municipais de Saúde, de Salvador e mais 14 municípios do Estado da Bahia que estão concorrendo ao SELO UNICEF. São eles: Xique-Xique, Uibaí, Araci, Jequié, Urandi, Antas, Campo Formoso, Condeuba, Mairi, Lapão, Bonito, João Dourado, Ibitiara e Uauá.


Os tutores serão os profissionais responsáveis por multiplicar a estratégia e realizar oficinas de trabalho nas UBS no seu âmbito de atuação, apoiando o planejamento, o acompanhamento e/ou fortalecimento de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável nas UBS, de acordo com a realidade local e, estimular a construção das relações de cooperação entre a equipe e os diferentes níveis de atenção, por meio do apoio matricial e da construção de linhas de ação.


Todos junt@s trabalhando de forma integrada para promoção da saúde das crianças, promovendo o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável.


FERNANDO FILHO


Últimas Notícias