SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Construir e cuidar das pessoas

A Secretaria de Meio Ambiente do Município de Urandi tem a função de coordenar, elaborar, supervisionar e orientar a execução de políticas ambientais, realizar estudos e projetos, propor e implementar ações no âmbito municipal referentes às políticas, planos e programas com ênfase na educação ambiental, recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos, comunidades tradicionais, pesca artesanal, agroecologia e produção orgânica, bem como realizar a Articulação socioambiental, desenvolvendo a mobilização social e ambiental com os órgãos do governos do estada da Bahia no sentido de, implantar políticas ambientais em Urandi por meio de cooperação Sistema Estadual de Meio Ambiente, e com os demais órgãos do Estado, organizações da sociedade civil, dos setores produtivos, dos sindicatos de trabalhadores, das representações populares, das instituições acadêmicas e de órgãos governamentais, nacionais e internacionais, na elaboração, promoção e apoio a estudos, projetos, pesquisas, debates, ações, soluções e avaliações permanentes, visando à formulação, implementação e coordenação de políticas públicas de competência da mesma.

O funcionamento da gerência de articulação socioambiental no município, atua, visando o pleno funcionamento da política ambiental, dos conselhos de meio ambiente, os planos e programas e as ações ambientais de âmbito local, isso em consonância com a gestão pública municipal de Urandi e demais secretarias do governo. A secretaria também atua no aspecto da educação ambiental, e por isso, sua gerência de educação ambiental que tem por objetivo e atuação implementar políticas voltadas para os cuidados com o meio ambiente tanto no perímetro rural quanto urbano, tendo assim, um melhor equilíbrio das ações humanas sobre o meio ambiente.

A ideologia política da referida secretaria é fundamentada nos seguintes aspectos: coordenar e desenvolver as ações que visem à proteção e a melhoria da qualidade ambiental, tendo a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque de sustentabilidade e o controle da qualidade ambiental abrangendo todos os tipos de poluição. A atuação da secretaria tem condicionado o município a ter um equilíbrio no que diz respeito meio ambiente, e o secretário da pasta juntamente com sua equipe de trabalho está sempre de olho na conjuntura ambiental do município trazendo informações para o poder executivo e desenvolvendo projetos voltados para o meio ambiente. Atuante e fiscalizadora, essa é nossa secretaria, e sempre de olho no meio ambiente.

Cargo: SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

Quem ocupa: Antônio Marcos;

Telefone: (77) 3456-2127;

Horário de atendimento: 8h às 12h e das 13h às 17h

Endereço (sala) Rua da Liberdade, nº. 90 – DC-5 Cep: 46.350-000, Urandi – Bahia.

Email: secdemeioambiente.urandi.ba@gmail.com