Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, participa do Congresso Baiano de Educação Integral

Terça, 19 de Junho de 2018

A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e lazer a Srª Gildilene Pedro Rodrigues Botelho e a Coordenadora de Programas a Srª Fabiana Gusmão Carvalho Rocha, participaram, nos dias 12,13 e 14 de junho de 2018 no Instituto Anísio Teixeira – IAT, na cidade do Salvador-Bahia, do Congresso Baiano de Educação Integral organizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED-UFBA, em parceria com o Comitê Baiano de Educação Integral e Integrada e UNDIME-BA, é uma ação estratégica de fortalecimento e manutenção da política de Educação Integral na Bahia. A educação Integral está proposta no PNE e PME, por isso há necessidade de informações e esclarecimentos para efetiva implantação da Educação Integral em nossas escolas, pois a Educação Integral tem a concepção de garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões - Intelectual, física, emocional, social e cultural e de se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

A abertura do Congresso se deu com a presença do Reitor da UFBA, do Diretor da FACED, do Presidente da UNDIME-BA, do Secretário Estadual de Educação o Sr. Walter Pinheiro e da conferencista a Prª Drª Jaqueline Moll.

As atividades do congresso foram divididas em 05 (cinco) grupos de trabalhos sendo:  GT1- Cenário e perspectivas do financiamento  para a Educação Pública no Brasil; GT2- Currículo da Educação Integral; GT3- Educação Integral e formação de profissionais da Educação; GT4- Políticas de Educação Integral: avanços e retrocessos e GT5- Papel dos Comitês de Educação Integral.

Após os estudos dos GTs, foram apresentadas proposições à plenária, representados por membros participantes nos grupos. As atividades do GT1 foram esplanadas  pela Secretária de Educação do município de Urandi-BA, a Srª Gildilene Pedro Rodrigues Botelho  sobre: - Ampliação de espaços para discussão dos repasses financeiros às escolas e secretaria de educação; - Discutir estratégias para manutenção e continuidade do Programa MAIS Educação nos municípios; Disponibilizar mais informações pelo governo federal, para os técnicos e secretários municipais responsáveis pelo SIMEC e outras plataformas e reivindicar junto ao governo a continuidade do FUNDEB.

Município de Urandi - BA